quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

AV. VISCONDE DO RIO BRANCO, FORTALEZA - CEARÁ

AVENIDA VISCONDE DO RIO BRANCO
Fortaleza-CE





Embora a avenida esteja repleta de edifícios e casas antigas ainda permanecem conservadas.


Ao longo da via, também é possível encontrar casas com tijolos fechando portas e janelas, anunciando demolição
A Avenida Visconde do Rio Branco corta vários bairros de Fortaleza. Começa no Centro e segue até a BR-116. Nela, edifícios dividem espaço com casas antigas, ainda com muro baixo e arabescos nas fachadas, típicas das três primeiras décadas do século XX. Algumas estão conservadas, outras, com tijolos fechando portas e janelas, parecem aguardar demolição para a construção de outras edificações.
Na primeira metade dos anos 1900, a avenida era um dos corredores mais movimentados da cidade por abrigar a estação central dos Bondes de Fortaleza. Também dispôs de cinemas, escolas e estabelecimentos comerciais, como padarias. Algumas delas se tornariam grandes empresas de derivados de trigo, como o M. Dias Branco e a Técnica Brasileira de Alimentos (TBA).
Conforme o pesquisador Miguel Ângelo de Azevedo, o Nirez, a Avenida Visconde do Rio Branco tinha a função de ligar a Capital aos distritos. "Por muitos anos, essa via ficou conhecida como 'calçamento de Messejana'. Era uma das três vias que ligavam Fortaleza às cidades vizinhas, sendo as outras a estrada de Parangaba e a de Caucaia", explica.
A origem da via remonta ainda ao século XVIII. Mais tarde, já no início do século XX, ganhou a principal estação dos bondes, inaugurada em 1913, que se situava entre a Rua Padre Valdevino e a Rua da Bomba, hoje Rua João Brígido. Esse era o principal meio de transporte da Fortaleza na época e incentivou o desenvolvimento da região, com a instalação de escolas e cinemas nas redondezas.
Um dos equipamentos de lazer abertos no período foi o Cinema da Estação, na altura do número 2406. Segundo Nirez, "Os caçadores da noite" foi o primeiro filme exibido.
Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/bondes-marcam-historia-de-avenida-no-centro-1.1008942 (04.05.2014)


Hoje Avenida Visconde do Rio Branco
antiga Estrada de Messejana




























CASA ASSOBRADADA















Nenhum comentário:

Postar um comentário