sábado, 30 de maio de 2015

BELÉM DO PARÁ (2)

Belém do Pará

A floresta abraça Belém do Pará, que lhe convida a passear pelos túneis verdes que fazem de Belém a Cidade das Mangueiras. Venha ver mostras da arquitetura setecentista mesclada com o barroco jesuítico do século XVII.



Belém é uma capital rica em cores, cheiros e sabores, que podem ser percebidos em cada esquina; na gastronomia, nas mangas que caem, no folclore, nos sorvetes de frutas regionais...


A cidade foi fundada em 12 de janeiro de 1616, quando foi construído o Forte do Presépio, um dos lugares que você não pode deixar de visitar.


No segundo domingo de outubro acontece o Círio de Nazaré, maior procissão católica do Brasil. É um final de semana muito festivo, em que Belém recebe milhões de fiéis que vêm de todos os lugares do país.




















 




BELÉM DO PARÁ (1)

 
 Estação das Docas

Criada a partir da restauração do antigo porto de Belém, a Estação das Docas é um convite ao passeio pela orla da Baía do Guajará. Referência nacional para o turismo e cultura na Amazônia, a Estação das Docas conta com uma média diária de seis mil freqüentadores, público que faz do complexo turístico-cultural um grande centro de lazer na cidade de Belém.


Na orla entre a modernidade e a cultura ribeirinha, a Estação das Docas prova que a inovação arquitetônica e a recuperação do patrimônio histórico podem viajar juntas e em perfeita harmonia.


O espaço, ricamente urbanizado, abriga três armazéns e um terminal de passageiros que oferecem aos seus visitantes variadas opções de gastronomia e cultura.


Ao lado da história, o contemporâneo. A Estação tem seis restaurantes, uma choperia, lojas e quiosques de artesanato, salão de beleza, salas multi-uso para realização de eventos, agência de câmbio, de viagem e bancos 24 horas, além de sorveteria e produtos regionais.


Há, ainda, exposições permanentes com a história do porto e arqueologia urbana, cinema, teatro e salas para eventos. Tudo isso palco de uma intensa programação cultural de shows, exposições, seminários e filmes. 







A Praça da República

A Praça da República, antes de se tornar um local arborizado, foi um cemitério destinado aos escravos e também à população sem recursos da capital paraense. Passou a ser uma praça, após a construção de um monumento que faz alusão à proclamação da república, em 1889.



Esse monumento foi construído todo em mármore carrara e possui 20 metros altura. A estatura é de uma mulher, segurando um ramo de oliveira na mão. A mulher representa o regime democrático e o ramo simboliza a paz. Há também um gênio alado sobre o primeiro degrau, apoiado em um leão. Ele ergue o estandarte da república, mostrando o progresso que foi apoiado pelo novo regime, levantando a liberdade.

O outro lado da obra há vários livros e o registro da data da proclamação. Duas pequenas estátuas erguem escudos e, em cada um deles está escrito "Probidade" e "União". 

Na praça encontram-se mais três pontos importantes de Belém: o Parque João Coelho, a Praça da Sereia e o Theatro da Paz.

Theatro da Paz